Sobre o instituto

O Instituto Pais e Bebês, é uma instituição especializada em prestação de serviços na área da psicologia perinatal. O IPB, idealizado pela Psicóloga Maria Helena Moraes, "nasceu" a partir do desejo em comum de profissionais que têm se dedicado ao estudo e ao trabalho na área de psicologia da gravidez, parto e pós-parto. Seguindo os pressupostos epistemológicos desenvolvidos pela psicanálise, teoria sistêmica e psicologia do desenvolvimento evidencia-se a família como lugar primordial no crescimento emocional da criança. Os desafios em relação a parentalidade apontam para a urgência na construção de estratégias e políticas de acolhimento e suporte psicológico às famílias na etapa da gravidez, puerpério e primeiros anos de vida do bebê.

Na medida em que cuidamos desta etapa da vida estaremos desenvolvendo prevenção em saúde mental, uma vez que numerosos estudos comprovam os efeitos da privação das necessidades básicas (afetivas, sociais e materiais) do bebê e da família. A construção ou a dissolução dos vínculos que acontecerão ao longo da vida dependerá consideravelmente desta vivência inicial. O núcleo familiar é responsável cultural, social e psicologicamente pela estruturação psíquica do sujeito. É especialmente da complexa interação mãe/pai e bebê (e/ou cuidadores) nos primeiros anos da vida que depende o quão saudável ou patológico pode vir a ser o seu desenvolvimento. Nesse sentindo, a qualidade desta relação íntima e contínua, a privação dos cuidados maternos por razões diversas, bem como a forma como são vividos esses complexos processos psíquicos, podem implicar em dificuldades na construção de vínculos futuros, incluindo a possibilidade de desenvolvimento de psicopatologias.​​

Em consonância  com a perspectiva da integralidade na saúde materno-infantil, o IPB se propõe a realizar assistência psicológica de gestantes, casais grávidos, parturientes e puérperas preventivamente, mas principalmente quando a patologia já se instaurou, priorizando a dimensão subjetiva na construção da parentalidade. A proposta é dar acolhimento e voz, através da escuta clínica, ao sofrimento psíquico instaurado nas mães, pais e bebês neste momento tão especial do ciclo da vida humana, proporcionando atendimento psicológico especializado e diferenciado. O Instituto Pais Bebês oferece como campo de estudo - cursos de qualificação profissional em psicologia perinatal e como campo de atuação – clínica psicoterapêutica social e privada, bem como programas de prevenção e promoção à saúde mental.

MISSÃO
VALORES
  • f
  • I
  • y

Rua Acadêmico Reinaldo Consoni, 200.

Córrego Grande, Fpolis/SC

 (48) 99144-4531